Haicai, Verso e Prosa

Letras e Sentimentos

Textos

Implosão do elevado da Perimetral


Benedita Azevedo

Em 1978, quando a obra foi iniciada, parecia indispensável a construção do elevado da Perimetral para desafogar o trânsito naquela área. Levou 20 anos para ser construído e nesta manhã, depois de polêmicos estudos, sobre a proposta de revitalização do porto, que chamam de maravilha, uma obra caríssima, foi usada por apenas 15 anos.
20 anos para construir e 05 segundos para ruir. Apenas um toque para acionar o controle e tudo veio abaixo. Restou muito entulho, cerca de cinco mil toneladas, que, segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, serão retiradas em 90 dias.
Mostrada de vários ângulos pelos programas de televisão, a nuvem de poeira subiu enquanto submergia o viaduto. Enquanto uns lamentavam, outros aplaudiam a perspectiva de revitalização de pontos históricos escondidos à sombra da via suspensa.
Muitos habitantes da cidade se deslocaram para visualizar o momento da destruição. Moradores dos arredores, obrigados a deixar a área, assistiram emocionados o momento da implosão. Na comunidade da Maré proprietários faturaram com aluguel das lajes e venda de lanches, para que visitantes assistissem o espetáculo com a vista privilegiada da localidade.
1.200 quilos de dinamite transformaram cinco mil toneladas de material, em pó, em apenas 05 segundos.
Restou o barulho das retroescavadeiras para a retirada dos escombros que, segundo informações veiculadas pelos noticiários, serão reciclados e utilizados na pavimentação do local.
Foi fantástico o espetáculo, ver o elevado de 5 mil toneladas flutuando feito pena ao vento. Esperamos que tudo seja para o bem da população e progresso da região.

Rio de Janeiro, 24/11/2013
Benedita Azevedo
WWW.beneditaazevedo.com
Benedita_azevedo@yahoo.com.br
 
Benedita Azevedo
Enviado por Benedita Azevedo em 14/02/2014


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras