Haicai, Verso e Prosa

Letras e Sentimentos

Textos

Esteja atento, não se desligue do seu projeto de vida

Refletindo sobre alguns episódios que tenho observado de algum tempo para cá, cheguei à conclusão de que a cada agressão que recebemos devemos responder com um ato, um aspecto positivo, e as transformar em louros, mesmo assim, não me acostumo com a violência, a falta de educação e a inveja.
Acho até que esses três aspectos da personalidade humana se complementam. Há pessoas que não conseguem nem disfarçar os sentimentos negativos e agridem outras com palavras e atitudes que os deixam visíveis.
A violência não é só aquela praticada nas ruas, praças, ônibus, escolas e outros lugares públicos. A pior violência é o assédio moral. Quando você é agredido covardemente pelas costas em forma de comentários maledicentes a troco de nada. Parece que as pessoas com esse desvio de personalidade ficam cada vez mais enfurecidas e se irritam ao constatarem que não atingiram seus objetivos. Por não terem conseguido provocar um escândalo ou por não verem os seus desafetos esborracharem-se ao chão, fracassados e destruídos.
Ficam à espreita de qualquer detalhe, por mais simples que seja para  atacarem ao mais sutil sinal de desagrado, principalmente, se têm  uma platéia que julguem estar sob seu domínio.
O mais inquietante é que, a ação que os provoca é sempre a realização de algo bom, um trabalho, uma atitude, um projeto que obteve sucesso.
Sendo assim, o melhor que se tem a  fazer é buscar outros caminhos e deixá-los de lado sem lhes dar  atenção, como diz um amigo meu: torne-os transparentes e continue o seu trabalho. Com o tempo você observará que foi além do que poderia imaginar. Transformando cada ação negativa numa reação positiva sem deixar que o lado negativo interfira em suas realizações.
Continue a sua jornada sem se desviar dos objetivos a que se propôs. Seja você mesmo, sem forçar a barra para baixo ou para cima. Não deixe a sua mente vacilar e ter dúvidas. Continue caminhando... caminhando... caminhando. Até o fim.
Forjarei a minha essência até a morte
Benedita Azevedo
Praia do Anil – Magé – RJ, 21 / 09 /06
Publicado no Jornal Sextodistrito - Magé - RJ
Benedita Azevedo
Enviado por Benedita Azevedo em 07/02/2007
Alterado em 29/07/2007


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras