Haicai, Verso e Prosa

Letras e Sentimentos

Textos



PROFESSORA  BENEDITA  AZEVEDO
(A ex governadora Benedita da Silva é outra pessoa - alguém confundiu em um dos comentários)

 
Biobibliografia
Benedita Azevedo (Benedita Silva de Azevedo) nasceu em Mata, Itapecuru-Mirim, no engenho da família, a 10 de maio de 1944. Seu pai, Euzébio Alberto da Silva, era dono de um engenho movimentado a bois, onde fabricava cachaça, mel, rapadura e açúcar mascavo. Sua mãe, mulher forte e corajosa, chamava-se Rosenda Matos da Silva, mas todos a conheciam como Rosinha. Os dois casaram-se em 1934 e tiveram onze filhos. Benedita era a sexta na ordem cronológica. Morreram três filhos, duas menores, antes de completarem dois anos e um adulto. O casal criou os nove filhos legítimos e mais dois perfilhados, somando, entre mortos e vivos, treze filhos.
 
O sonho de seu pai era ter uma filha advogada, pois o único filho homem desistira de estudar ao concluir o primário. Aos dez anos, começou o curso primário, no Grupo Escolar “Gomes de Sousa” e o concluiu em 1959. No ano seguinte, foi para São Luís fazer o exame de admissão ao ginásio. Como demorasse a convencer sua mãe a lhe deixar sair para estudar na capital, perdeu a oportunidade de fazer os exames no Liceu Maranhense, à época, um verdadeiro vestibular, com muitos concorrentes para poucas vagas. Suplicou ao pai que não a levasse de volta para o interior e que a deixasse fazer os exames em outro colégio. Ele atendeu seu pedido. Então ela fez o admissão no Colégio São Luís.
 
Em 1961, começou a trabalhar e estudar à noite. Assim desobrigaria seu pai de lhe pagar os estudos. Em agosto de 1962, casou-se com o patrão, o comerciante português, Deolindo Amílcar Nunes de Azevedo e parou de estudar, para desespero de seu pai, que via seu sonho de vê-la advogada evaporar-se. Passou a assinar Benedita Silva de Azevedo. Deste casamento nasceram seus dois filhos: Rogério Silva de Azevedo, hoje, administrador de empresas, casado com a Professora Elaine Augusto de Azevedo e pai de Stella nascida em 1988, engenheira agrônoma e Luísa Maria nascida em 1993-faleceu em 07 de outubro de 2011, quando cursava Pedagogia, na UFMA e Psicologia no CEUMA; eJane Silva de Azevedo, hoje dentista, mãe de Caroline nascida em 1998, universitária e microbiologia na UFRJ, Caio César nascido em 1992, acadêmico de Direito e Carla nascida em 1995 cursando o Ensino médio.

Em 1967, em decorrência de doença renal do marido, Amilcar Azevedo, mudou-se para São Paulo onde residiam quatro irmãos dele. Não se adaptaram à grande cidade e mudaram para Blumenau – SC, onde morava outro seu cunhado, e de lá para Itajaí, aonde se estabeleceram, mais uma vez, com uma loja de confecções e armarinhos.

Em 1971, com a loja ainda dando os primeiros passos, Amílcar, teve um derrame. Perderam tudo. Benedita percebeu que estava só, numa cidade estranha, com dois filhos pequenos, o menino com sete anos e a menina com seis e o marido inválido.
Não querendo voltar para o comércio, como simples balconista, depois de ser uma comerciante próspera, resolveu voltar a estudar. Pegou os livros e apostilas nos “Cursos Dr. Blumenau” em Blumenau e estudou sozinha. Fez os exames de Madureza, artigos 99 (Ginasial) no Colégio “Pedro II” em Blumenau – SC e o artigo 91 (Clássico) no Conjunto Educacional “Governador Celso Ramos”, em Joinville – SC.

Em 1973, fez o vestibular; inscreveu-se em primeira opção para Letras e em segunda para Direito. Foi classificada para os dois. Cursou Letras pela necessidade urgente que tinha de trabalhar, para criar os filhos e cuidar do marido doente. Embora pretendesse fazer Direito, para agradar ao pai e também porque gostava.

Em 1976 concluiu o Curso de Letras na então FEPEVI (Fundação de Ensino do Pólo Geo-Educacional do Vale do Itajaí) hoje, Universidade do Vale do Itajaí.
Durante o tempo em que morou em Itajaí, publicou “versos” nos jornais “O Povo” e “O Sol”. Lecionou em várias escolas públicas e particulares como substituta e fez concurso para o magistério público municipal. Fazia todos os cursos de extensão promovidos pela faculdade. Numa ânsia enorme de aprender e recuperar o tempo perdido.

Em 1977, sendo inteiramente responsável pela família, voltou para São Luís a pedido do marido. Chegando lá fez concurso para o magistério público Estadual e começou a lecionar no Centro de Ensino de 2o Grau “Gonçalves Dias”, no período noturno. Conseguiu vaga também no Colégio Maranhense “Maristas do Maranhão”, no Instituto Tecnológico de Aprendizagem de T.F. Rego LTDA e na Escola Ronald da Silva Carvalho. Em julho de 1977, o Marista requisitou-a em tempo integral, (44 h/aulas semanais). Desde então começou a trabalhar com as oficinas de redações. Ao final do ano, todos os alunos apresentavam um relatório com os trabalhos escritos, feitos durante o ano letivo, valendo uma nota para o 4º bimestre. Conseguiu reconstruir o nível de vida perdido com a doença do marido, trabalhando em média, dezoito horas por dia, incluindo a preparação e correção de provas e exercícios, bem como, a avaliação das redações em casa.
  
Em maio de 1980, após quase dez anos de muito sofrimento, Amílcar faleceu. Ela ficou com os filhos, então, com 16 e 17 anos. Rogério começou a trabalhar como estagiário, no Curso de Análises Clínicas, no Marista.

 Em 1981, fez especialização em Educação, 180 horas, na PUC - RGS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Patrocinado pelo Colégio Maranhense (Marista do Maranhão).
 Em 1983 fez pós-graduação “Latu-Sensu” com especialização em Lingüística, em Vassouras – Rio de Janeiro. O Marista patrocinou 50% do valor do curso, feito em dois módulos nos meses de férias. 30 dias em julho e 30 dias em dezembro, com 08 horas/aula por dia. O horário da noite era reservado aos trabalhos de equipe, apresentados no dia seguinte.

 Em 1986, depois que os filhos se casaram o rapaz em janeiro e a menina em dezembro, resolveu morar no Rio de Janeiro. Não conseguiu, de imediato, trabalhar em sua profissão. Para sobreviver e não voltar derrotada para sua terra, trabalhou na função de monitora na Tapperware, e mais tarde, na de modelista industrial, na “Chocolate Indústria de Roupas LTDA” , depois de fazer vários cursos no SENAI.
 
 A partir daqui sua vida em Magé, o lugar onde morou mais tempo, desde que nasceu e onde pretende continuar.
 Em 1989, após dois anos de conhecimento, reconstruiu sua vida afetiva indo morar na Praia do Anil, Guia de Pacobaíba - Magé – RJ, com Dr. Christian Davis, seu novo marido.
Em 1991, após 05 anos longe das salas de aula, foi descoberta pelas Faculdades Renato Cozzolino, onde trabalhou 06 anos. Simultaneamente, lecionou na Escola Nossa Senhora da Guia e no Centro Educacional “Turma da Mônica”.

“As oficinas de redações, foram sempre uma marca registrada do seu trabalho, desde 1977. Foi assim nos nove anos de Maristas e todas as escolas públicas e particulares onde lecionou, queria que os alunos aprendessem a escrever. Nas Faculdades “Renato Cozzolino” trabalhou seis anos, com aulas específicas de Oficinas de Redações. No Colégio Estadual Mauá, o último onde lecionou, para estimular o hábito de escrever, além do caderno de redação de 60 páginas, separado das outras matérias, para facilitar a correção, fazia concursos anuais e conseguiu publicar dois volumes com os melhores trabalhos de cada turma”.
 
Em novembro de 1995 ingressa na Associação Internacional de Lions Clubes Distrito L – 30 – Magé – RJ e se afasta em 1996, quando exercia a função de tesoureira, devido a um descolamento de retina que lhe tirou a visão do olho direito.

Em 1997, ainda se recuperando de várias cirurgias, no olho, foi aprovada no Concurso Público Estadual e no ano seguinte voltou a lecionar Português e Literatura, agora, no Colégio Estadual Mauá, à Praia do Anil, Magé-RJ, a uma quadra se sua residência.

 Em 1998 foi aprovada para a segunda matrícula e escolheu, mais uma vez, o Colégio Estadual Mauá.
Em 2000 por sugestão dos alunos que pegavam emprestados os livros de sua biblioteca particular, criou o “Centro Cultural Profª. Benedita Azevedo”, na sala anexa à sua residência. O nome foi sugestão dos alunos.

 Em 30 de novembro de 2002 ingressou na Academia Mageense de Letras, cadeira 02 - Nº 38 tendo como patrono Aluísio Tancredo de Azevedo.
  
Em 2003, recebeu o título de cidadã mageense, por outorga da Câmara Municipal de Magé, indicada pelo vereador Valdomiro Ferreira de Amorim, pelos serviços prestados à educação e cultura daquela cidade, tornando-se mageense por direito.Ainda em 2003, foi indicada pelo presidente para assumir a tesouraria da Academia Mageense de Letras no biênio 2003/2004.

 Em janeiro de 2003, apresenta à Academia Mageense de Letras, o projeto de publicação de uma antologia, onde os acadêmicos pudessem tirar seus escritos da gaveta. Aprovado, já em abril teve-se o pré-lançamento do primeiro número da Antologia em Prosa e Verso, lançado na XI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. Hoje, já em preparo o volume Nº 7.
 Já pensando na aposentadoria, em outubro de 2004, criou o PROJETO HAICAI NA ESCOLA, para continuar levando a poesia às escolas.
  
Aposentou-se em julho de 2005, (aposentadoria proporcional voluntária) após 45 anos de trabalho, iniciado no comércio, dos quais 19 informalmente, sem nenhum registro.
 Em 2005 foi eleita vice-presidente da Academia Mageense de Letras para o biênio 2005/2006.

 Em março de 2005, fundou o GAALA (Grêmio Alísio Azevedo de Letras e Artes, com o objetivo de reunir artistas   locais de todos os segmentos, as reuniões aconteceram no Centro Cultural).
Buscando o aperfeiçoamento na composição de haicais, participou do 1º Encontro de haicais do VIII Festival do Japão, realizado nos dias 16 e 17 de julho de 2005, em São Paulo-SP. Desde então participa das reuniões mensais do Grêmio de Haicai Ipê-SP, o primeiro do gênero que surgiu no Brasil e que promove o “Encontro Brasileiro de Haicai e o Concurso Brasileiro de Haicai Infanto-Juvenil” desde 1986.

Foi classificada em 1º lugar, no Grande desafio do “17º Encontro Brasileiro de Haicais”, em 05.11.2005, em sua primeira participação.
 
A partir de outubro de 2005, participa do Portal Cá Estamos Nós-CEN, de autores luso-brasileiros, com sede em Portugal, onde tem vários livros eletrônicos publicados, participação em antologias e revistas eletrônicas.

Em 13 de fevereiro de 2006, numa reunião de Diretoria, participou da fundação do IBRACI (Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais) e passou a ser Membro Fundador. 

Em 22 de março de 2006, foi empossada como Membro Efetivo da APALA (Academia Pan-Americana de Letras e Artes), cadeira 12, patronímica de Augusto dos Anjos.

Dia 27 de março de 2006 foi indicada, pela Diretoria do IBRACI, para Diretora Adjunta do Departamento Cultural – Setor Literário.

Participou da Comissão Organizadora do II Encontro do Portal “Cá Estamos Nós” de escritores luso-brasileiros, realizado no Forte de Copacabana, RJ (de 09 a 11 / 06 / 2006)

De 13 a 16 de julho de 2006, participou do Congresso Brasileiro de Trovadores (Bienal de Poesias e trovas) – Paquetá – RJ.

Dia 17 de junho de 2006 fundou o Grêmio Haicai Sabiá com a presença de 06 haicaístas do Grêmio Haicai Ipê - SP, incluindo os coordenadores, a presidente da UBT-RJ, Maria Nascimento Santos Carvalho, a Presidente da APALA, Marilza de Castro e diretoria da Academia Mageense de Letras, Presidente, Reinaldo José Ferreira, tesoureiro, Alzir Ferreira e outros..

 Em julho de 2006 participou do Concurso de Haicais do 28º Festival das Estrelas (Tanabata Matsuri) da cidade de São Paulo, realizado durante os dias 29 e 30 e foi classificada em 4º lugar.

Em  2006 - Participou da 1.ª Edição do Concurso Nacional de Haicai Caminho das Águas, que recebeu 87 inscrições, de 13 Estados brasileiros, do Distrito Federal e da Suíça, num total de 46 cidades. De 65 inscrições válidas, num total de 130 haicais, foram classificados 10 conforme o previsto no Regulamento do Concurso. Seus 02 trabalhos enviados foram classificados em 4º e 9º lugares.

 Em agosto de 2006, foi convidada pelo diretor do Portal CEN, de escritores luso-brasileiro para Editora de uma revista de HAIKAI. Já em sua 11ª Edição.

Em maio de 2007 foi nomeada – (Consulesa) Cônsul de Poetas Del Mundo – Magé – RJ
Em agosto de 2007 participou da 2ª Edição do Concurso Nacional de Haicai Caminho das Águas, sendo classificada em 4º lugar.
 
Em 15 de setembro de 2007 recebeu a medalha Nº 215 “Henrique Valadares” e Diploma outorgada pela Augusta Respeitável Grande Benemérita e Grande Benfeitora Loja Simbólica Cayru  Nº. 762.
 Através do Ato Nº 7897, de 15 /04 /2008-RJ, foi agraciada com Diploma e a Medalha Recompensa à Mulher na Maçonaria Fluminense.

Em 24 de junho de 2008, recebeu Menção Honrosa no Concurso Nacional de Haicai Nempuku Sato – Curitiba – PR.

A partir de julho de 2008 passou a membro do Clube de Escritores de Piracicaba, recebendo o Diploma de Membro Titular, cadeira nº 061 – Área – Letras – Patrono João Batista Correa, em 07 de Novembro de 2008. Nesta mesma data foi indicada para Delegada do Clube dos Escritores em MAGÉ-RJ. Em junho de 2009 passa a Conselheira do Clube.

É verbete da Enciclopédia da Literatura Brasileira Contemporânea volume XIV – 2009
 27º Concurso Literário Yoshio Takemoto, Categoria Haicai em Português: Menção Honrosa “Silêncio da tarde”- conjunto de 10 haicais, São Paulo, 2009.

Em julho de 2009, participou da IV Edição do Concurso Nacional de Haicai Caminho das Águas, sendo classificada em 4º lugar.

Em 27 / 08 / 2009 recebeu o prêmio: Personalidade de Destaque na Literatura, no 8º Fórum Cultural da Baixada Fluminense, envolvendo 13 municípios.

Em 2010, para atender ao acadêmico Allan, apaixonado por Augusto dos Anjos, Benedita  aceitou trocar de cadeira e ficou com a Nº 40, patronímica de Afrânio Peixoto, o introdutor do haicai no Brasil, uma das paixões literárias da autora. 

Em outubro de 2010, recebeu o “X Prêmio Cultura Nacional”- Talento Literário 2010, Real Academia de Letras – Ordem da Confraria dos Poetas, Porto Alegre – RS.
Seu livro de haicai, “Rumor das ondas” recebeu da Câmara do livro a classificação de “Livro medalha de ouro 2010” outorgado pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias – RJ.
Em maio de 2011, recebeu a Medalha de Mérito Cultural “Austregésilo de Athayde” outorgada pela Academia de Letras e Arte de Paranapuã – ALAP.

Recebeu o título de “Dama Grã-Cruz” da Real Academia de Letras – Prêmio Jucá Santos, 10/2011 e o XI Prêmio Cultura Nacional, da Ordem da Confraria dos Poetas – Brasil/novembro de 2011.
O XII Prêmio Cultura Nacional, Real Academia de Letras – Porto Alegre – RS (2012),
Medalha Jorge Amado, outorgada pelo ImBrasCI, Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, aos Membros Fundadores, pelos seis anos de fundação da Instituição (2012);
Comenda Arcádia Real – Real Academia de Letras – Ordem da Confraria dos Poetas – Brasil, 2012; 
Título de Cônsul Honorífico – Real Academia de Letras, Porto Alegre-RS, 2012, Magé - RJ ; 
Recebeu as Altas Insígnias da Divine Academie Française des arts Lettres et Culture, em Belo Horizonte-MG /2012; 
Medalha Jorge Amaqdo, pelos 6 anos de fundação do ImBrasCI, do qual é Membro Fundador (2012)

Seu livro “Pedras no Caminho” recebeu da Câmara do livro a classificação “Livro Medalha de Ouro 2012”  outorgado pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias – RJ.

Tornou-se, em abril de 2013, em Portugal, membro de 4 instituições literárias:
- Acadêmico Correspondente da Academia Portuguesa de EX- LÌBRIS- PT, abril de 2013
-  Membro Honorário da Academia Internacional de Heraldica – PT, abril de 2013
 - Membro Correspondente Honorário-Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia-PT;
 - Membro Honorário da Tertúlia Rafael Bordalo Pinheiro-PT, abril de 2013-11-17
 É sócia do Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro. 
 
I - MEMBRO EFETIVO
-
1.Presidente da Academia Pan-Americana de Letras e Artes, 2010-2012;
2. Presidente Fundadora da ACLAM - Academia de Ciências, Letras e Artes de Magé;
3. Diretora Cultural do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais, ImBrasCI/RJ
4. Academia Brasileira de Estudos e pesquisas Literárias/RJ;
5. Academia Mageense de Letras – Vice-Presidente, 2005-2006;
6. Membro fundador da Academia de Letras e Artes Lusófonas - ACLAL;
7. Patronesse da Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores;
8. Poetas Del Mundo - Cônsul de Magé / RJ
9. Centro de Literatura do Forte de Copacabana / RJ
10. União Brasileira de Trovadores, sessão RJ;
11. Grêmio Haicai Ipê/SP;
12. Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas – SBPA, Mariana-MG;
13. Membro do Portal CEN, Cá Estamos Nós – Portugal;
 14. Portal BVEC - Portugal;
15. Sócia do Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro.
 -
II - MEMBRO CORRESPONDENTE
-
16 - Real Academia de Letras de Porto Alegre
17 - Divine Academie Française des arts Lettres et Culture/França
18 - Correspondente Honorário – Universidade Lusófona de Humanidades  e Tecnologia / Portugal
19 - Academia Portuguesa de EX – LÌBRIS /Portugal
 
III - MEMBRO HONORÁRIO
-
20 - Real Academia de Letras de Porto Alegre - Ordem da Confraria dos Poetas  /RS - Cônsul  Honorífico de Magé / RJ
21 - Academia de Letras, Artes e Ciência Brasil (ALACIL) – Mariana-MG
22 - Associação de Poetas Aldravianistas – Mariana - MG
23 - Academia de Letras e Artes de Castro / Acre
24 - Academia Internacional de Heráldica / Portugal
25 - Tertúlia Rafael Bordalo Pinheiro / Portugal
 
IV - DELEGADA 
-

26 - Associação Profissional de Poetas do Rio de Janeiro (APPERJ)
27 - Clube de Escritores de Piracicaba/SP.

V - PREMIAÇÃO (no mundo do haicai)
-

a). 1º lugar: 17º Encontro Brasileiro de haicai, Grêmio Haicai Ipê / SP, novembro/2005; 
b). 4º lugar Concurso de Haicais do 28º Festival das Estrelas  Tanabata  Matsuri / SP/2006 
c). 4º e 9º lugares, na 1ª edição do Concurso Nacional de Haicai  Caminho das Águas, Santos / SP / 2006
 d).  4º lugar na 2ª edição do Concurso Nacional de Haicai Caminho das Águas, Santos / SP / 2007
e). Menção Honrosa no 27º Concurso Literário Yoshio Takemoto de haicai / SP / 2008
f). Menção Honrosa no 1º Concurso Nacional de Haicai  Nempuku Sato, Curitiba / PR / 2008
g). 4º lugar na 4ª edição do Concurso Nacional de Haicai  Caminho das Águas, Santos / SP / 2009
h). 1º lugar na V Edição do  Concurso Nacional de Haicai 

Caminho das Águas - ,Santos / SP / 2011
 
VI - PREMIAÇÃO (Outras Áreas)
-

1. Diploma e a Medalha “Henrique Valadares” Rio de Janeiro/2008
2. Diploma e a Medalha Recompensa à Mulher na Maçonaria Fluminense/RL/2008
3. Prêmio Personalidade de Destaque na Literatura, 

8º Fórum Cultural da Baixada Fluminense / 2009
4. X Prêmio Cultura Nacional-Talento Literário 2010 - Real Academia de Porto Alegre. Ordem da Confraria dos Poetas/RS
5. Rumor das ondas-haicai recebeu da Câmara do livro a classificação de “Livro medalha de ouro 2010”
6. Medalha de Mérito Cultura “Austregésilo de Athayde, outorgada pela Academia de Letras e Artes
 de Paranapuã - ALAP /RJ/2011
7. Título de “Dama Grã-Cruz” Real Academia de Letras Prêmio Jucá  Santos, Natal / outubro de 2011
8. XI Prêmio Cultura Nacional-Ordem da Confraria dos Poetas-Brasil, Porto Alegre/RS/2011
9. Comenda Arcádia Real, Ordem da Confraria dos Poetas-Brasil/RS/2012
10. Título  de Cônsul Honorífico, Real Academia de Letras, Porto Alegre - RS/2012
11. Recebeu as Altas Insígnias da Divine Academie Française des arts Lettres et Culture,  em Belo Horizonte-MG/2012
12. Medalha Jorge Amado, pelos 6 anos de fundação do ImBrasCI,  do qual é Membro Fundador / RJ / 2012
13. XII Prêmio Cultura Nacional-Ordem da Confraria do Poetas-Brasil/2012.
14. XIII Prêmio Cultura Nacional-Ordem da Confraria do Poetas-Brasil/2013.
15. Seu livro “Pedras no Caminho” recebeu da Câmara do livro  a classificação “Livro Medalha de Ouro 2012”  
outorgado pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literária / RJ.

VII - OBRAS  INDIVIDUAIS
-

01.Marista, 60 anos a serviço da comunidade maranhense (1985);
02. Voltando a viver (2000);
03. Trajetória (2001);
04. Shena e Hércules (infantil - 2002);
05. O dia-a-dia de uma professora (2004),
06. Nas Trilhas do Haicai – poesia (2004).
07. Fatalidades da Vida (2006),
08. Canto de Sabiá – Haikai  (2006),
09. Praia do Anil – Haikai  (2006).
10. Gotas de Orvalho – Haikai  (2007)
11. Novo Desafio – Impresso  (2008)
12  Silêncio da tarde: haicai  (2010)
13  Rumor das ondas: haicai  (2010)
14- Pedras no Caminho – contos  (2012)
15- Bússola da Vida – Crônicas  (2012)
16- Trilhas e Veredas, Contos e Causos  (2013)
17- Sem Hora Marcada, Cordel  (2013)
18- Sonho, Miragem ou Realidade, Poemas e Glosas (2013)
19- Sonetos, Sonetilhos, Aldravias e Trovas  (2013)
20- Noções Elementares de versificação  (2014) no prelo
21. O Segredo – Romance (2014) no prelo 
22- Maldições, Amores e Crenças  (Em parceria com Demétrio Sena (2011)
23- Benedita Azevedo- Cadeira 14 da Real Academia de letras de Porto Alegre/2012

VIII - Organizou 22 antologias (Projeto, coordenação)
-

01. Escritores do C.E. -  I, II e III Concursos de poesia e redação - Livros I /2002
02. Escritores do C.E. Mauá : IV Concurso de Poesia e Redação - Livro II /2003
03. I Antologia em Prosa e Verso da Academia Mageense de Letras / 2003
04. Projeto Haicai na Escola, levando oficinas desta modalidade, às escolas/Magé/RJ/2004
05. II Antologia em Prosa e Verso da Academia Mageense de Letras/2004
06. III Antologia em Prosa e Verso da Academia Mageense de Letras/2005
07. IX Antologia da Academia Pan-Americana de Letras e Artes/2006
08. V Antologia em Prosa e Verso da Academia Mageense de Letras/2007
09. Antologia Virtual da Academia Mageense de Letras/2006
10. Antologia de haicai e oficinas, Grêmio Haicai Sabiá /2008
11.  Antologia de haicai e oficinas, Grêmio Haicai Sabiá/ 2009
12. VI Antologia em Prosa e verso da Academia Mageense de Letras / 2009
13. I Antologia do ImBrasCi, Construindo a Paz /2010
14. Revista Haikai-Com Amor, Portal CEN/Portugal/2006, 2007, 2008, 2009- do Nº 01 ao 11
15.
Revista: Rio, Cá Estamos Nós /Portugal / 2008/Nº 01 e 02 / www.caestamosnos.org
16. 3ª Antologia de haicai – Grêmio Haicai Sabiá /2011
17. I Antologia do Grêmio Haicai Águas de Março (2012)
18- Antologia Virtual da AICLA – Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (2011)     
19- I  Antologia impressa da AICLA – Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (2012)                ia da Academia Pan-Americana de Letras e Artes/2012     
21- I Antologia da Academia de Ciências, Letras e Artes de Magé (ACLAM) 2014
22- II Antologia do Grêmio Haicai Águas de Março (2014)- no prelo

IX. Antologias e Revistas onde tem trabalhos publicados
-

1. “Outonos” Antologia do Calçadão da Cultura, Niterói/2001
2. Letras Itaocarenses – BALI -  Nº 162 – novembro de 2003
3. Letras Itaocarenses – BALI -  Nº  163 – dezembro de 2003
4. Letras Itaocarenses – BALI -   Nº 164 – janeiro de 2004
5. Letras Itaocarenses - BALI -  Nº 166 – março de 2004
6. Letras Itaocarenses – BALI -  Nº 168 – maio de 2004
7. Letras Itaocarenses – BALI  -  Nº 168 – junho de 2004
8. Letras Itaocarenses – BALI -  Nº 171 – agosto de 2004
9. Letras Itaocarenses – BALI -  Nº 173 – outubro de 2004
10. Letras Itaocarenses – BALI -  Nº 175 – dezembro de 2004
11. Letras Itao9carenses – BALI -  Nº 176 – janeiro de 2005
12. Letras Itaocarenses – BALI -   nº 178 – março de 2005
13. Letras Itaocarenses – BALI -  Nº 182 – out/nov. de 2005
14. Antologia do Portal CEN / Portugal/2006
15. Poetas do Brasil, volume 06 /Proyecto Cultural SUR – BRASIL/Bento Gonçalves/RS/2006
16. Antologia /Poetas pela Paz e Justiça Social, volume I /2006
17. Revista Informativa e Cultural da ALAP / RJ/2006 (Antologia de textos e Artes  Plásticas)
18. VI Antologia da Academia de Letras e Artes do Paranapuã / RJ / 2005 – 2006
19. Cadernos 33 - Oficina Editores / APPERJ/2006
20. Antologia Bienal mais / Oficina Editores / APPERJ/200
21. Revista Brasil Nikkei Bungaku Nº 23 - nipo-brasileira/SP/2006
22. Revista Brasil Nikkei Bungaku Nº 24 - nipo-brasileira/SP/2006
23. Letras Itaocarenses – BALI - Nº 184 – janeiro de 2006
24. Letras Itaocarenses – BALI – Nº 184 – fevereiro de4 2006
25. Letras Itaocarenses – BALI – Nº 186 – março de 2006
26. Letras Itaocarenses – BALI – Nº 187 – abril/maio de 2006
27. Letras Itaocarenses – BALI – Nº 189 – agos./set de 2006
28. Letras Itaocarenses – BALI - Nº 191 – outubro de 2006
29. Letras Itaocarenses – BALI – Nº 192 – novembro de 2006
30. Letras Itaocarenses – BALI – Nº 196 – mar/abr de 2007
31. Letras Itaocarenses – BALI Nº 198 – jul/agos. de 2007
32. Letras Itaocarenses – BALI – Nº 199 – set/out de 2007
33. Letras Itaocarenses – BALI – Nº 200 – outubro de 2007
34. Letras Itaocarenses – BALI – N] 202 – dezembro de 2007
35. Revista Informativa e Cultural da ALAP  /RJ/2007 (Antologia de textos e Artes plásticas)
36. Hai-Kais em setembro – Palavras Azuis, Blumenau-SC / 2007
37. Revista Informativa e Cultural da ALAP / RJ / 2008
38. Revista Brasil Nikkei Bungaku Nº 27 - nipo-brasileira/SP/2007
39. Revista Brasil Nikkei Bungaku Nº 29 - nipo-brasileira/SP/2008
40. Revista Brasil Nikkei Bungaku Nº 30 - nipo-brasileira/SP/2008
41. Antologia da Oficina Editores /APPERJ / 2008
42. Antologia de Poetas Del Mundo / Mato Grosso do Sul/2008
43. III Antologia do Portal CEN / Portugal/2008
44. XVIII Antologia Literária Internacional Roberto de Castro DEL’SECCHI /2008
45. Antologia em Verso e Prosa – Centro de Literatura do Forte de Copacabana /RJ2008
46. Poetas Del Mundo em poesias – Volume I /2008
47. Perfil – APERRJ /2008
48. II Antologia – Haicais ao Sol /SP/2008
49. A viagem do Poema-Dois caminhos: um olhar -SESC - Exposição de São Caetano/SP/2008

50. Introdução ao Haicai – Grêmio Haicai Ipê / SP / 2008
51. Letras Itaocarenses – BALI – Nº 2006 – jul/agos de 2008
52. Letras Itaocarenses – BALI – Nº 222 – dezembro de 2009
53. Revista Informativa e Cultural da ALAP/RJ/2009 (Antologia de textos e Artes Plásticas)
54. Poetas  pela Paz e Justiça Social, volume II / RS /2009
55. Poetas do Brasil, volume 10 / Proyecto Cultural SUR – BRASIL/Bento
56.  Gonçalves/RS/2009Antologia em Verso e Prosa – Centro de Literatura do Forte de 57. Copacabana / RJ /2009
58. Perfil – APERJ /2009
59. Academia Brasileira de Trovas / 2009
60. Revista Acadêmica/Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias /2009
61. Revista Brasil Nikkei Bungaku Nº 32 - nipo-brasileira, julho/SP/2009 (A vida continua...)
62. Revista Brasil Nikkei Bungaku Nº 33 - nipo-brasileira, dezembro/SP/2009
63. XIX Antologia Internacional Del’Secchi/2009
64. Revista Acadêmica / Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias / 2009
65. Revista Brasil Nikkei Bungaku Nº 34 - nipo-brasileira, março/SP/2010
66. XX Antologia Internacional Del’Secchi/ 2010
67. Revista Brasília / 2010
68. Antologia Destaque Literário Brasileiro – X Prêmio Cultura Nacional/2010
69. Revista Brasil Nikkei Bungaku Nº 36 – Nipo-brasileira, novembro/SP/ 2010
70. Letras Itaocarenses – BALI – Nº 226 – abril de 2010
71. Revista Brasil Nikkei Bungaku Nº 38 - nipo-brasileira, julho/SP/2011
72. Revista Brasil Nikkei Bungaku Nº 39 - nipo-brasileira, novembro/SP/2011
73. II Antologia de Poetas Del Mundo / 2011
74. Poetas do Brasil, volume 12 - Proyecto Cultural Sur – Brasil/Bento
75. Gonçalves/RS/2010Prêmio Jucá Santos – Literatura-Real Academia de
76. Letras/RS/2011
77. XI Prêmio Cultura Nacional – Talento Literário – Real Academia de
78. Letras/RS/2011Poetas do Brasil, volume 14 - Proyecto Cultural Sur – Brasil/Bento 79. Gonçalves/RS/2011XXI Antologia Internacional Del1Secchi/ Vassouras/RJ/2011
80. Antologia: Lês Poetes Brésiliens À Paris / Paris/2011
81. Antologia: Goga e Haicai – Um sonho brasileiro-Grêmio Haicai Ipê/SP/2011
82. Revista Brasília / 2011
83. Antologia Literária – Acadêmico Correspondente / Real Academia de Letras / RS / 84. 2011Revista Acadêmica – Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias / 2012
85. XXII Antologia Internacional Del1Secchi/ Vassouras/RJ/2012
86. Literatura Forte de Copacabana / RJ / 2012
87. Revista Brasil Nikkei Bungaku Nº 41 - nipo-brasileira, julho /SP/2012
88. Antologia DEL’SECCHI volume XXII / Vassouras /RJ / 2012
89. Palavras Sem Fronteiras / LITERARTE / 2012
90. O livro das Aldravias / Mariana / MG / 2012
91. XII Prêmio Cultura Nacional -Talento Literário – Real Academia de Letras/RS/2012
92. Poesia do Brasil, volume 14 - Proyecto Cultural Sur-Brasil/Bento
93. Gonçalves/RS/2012
94. Revista Brasília / Janeiro de 2013
95. Revista Brasil Nikkei Bungaku Nº 43 - nipo-brasileira, março/SP/2013
96. Revista Brasil Nikkei Bungaku Nº 44 - nipo-brasileira, julho /SP/2011
97. Poetas de Ouro – Real Academia de Letras/RS/2013
98. Antologia PRINCEPS LITERARUM - Academia Maceioense de Letras/2013
99. Antologia dos Cônsules - Real Academia de Letras/Porto Alegre/RS/2013
100. Revista Brasil Nikkei Bungaku Nº 45 - nipo-brasileira, novembro /SP/2013
101. XXIII /Antologia  DEL’SECCHI  Vassouras / RJ / 2013
102. O livro II das Aldravias – Mariana – MG / 2013
103. O livro da ALACIB – Mariana – MG /2013
104. O livro das Aldraviteias – Mariana – Mg / 2014
105. Antologia Camões e Convidados – Mágico de Oz – Portugal /2014
106. Antologia Florbela Espanca e convidados – Mágico de Oz – Portugal / 2014
107. XXIV Antologia DEL’SECCHI/ Vassouras / RJ / 2014
108. 
XXV Antologia DEL’SECCHI/ Vassouras / RJ / 2015
​-
Autora do PROJETO HAICAI NA ESCOLA, levando a poesia às escolas, desde outubro/2004. Este PROJETO foi o embrião dos Grêmios de Haicai Sabiá e Águas de Março. Tem ainda  participação em  jornais e sites. É verbete na Enciclopédia da Literatura Brasileira Contemporânea, volume XIV, 2009.
-
Produção Virtual
Revista HAIKAIcomAmor
1 - http://www.caestamosnos.org/rev_HAIKAIcomAmor/rev_HAIKAI012006.htm
2 - http://www.caestamosnos.org/rev_HAIKAIcomAmor/rev_HAIKAI022006.htm
3 - http://www.caestamosnos.org/rev_HAIKAIcomAmor/rev_HAIKAI032006.htm
4 - http://www.caestamosnos.org/rev_HAIKAIcomAmor/Out_2006.htm
5 - http://www.caestamosnos.org/rev_HAIKAIcomAmor/Nov_2006.htm
6 - http://www.caestamosnos.org/rev_HAIKAIcomAmor/Jan_2007.htm
7 - http://www.caestamosnos.org/rev_HAIKAIcomAmor/Julho_2007.html
8 - http://www.caestamosnos.org/rev_HAIKAIcomAmor/Outubro_2007.html
9 - http://www.caestamosnos.org/Revista_Haikai_com_Amor/Setembro_2008.html
10 - http://www.caestamosnos.org/Revista_Haikai_com_Amor/Abril_2009.html
11 - http://www.caestamosnos.org/Revista_Haikai_com_Amor/Maio_2009.html
 -
Reviata  Rio_Cá _Estamos_ Nós (Verso e prosa)
1 - http://www.caestamosnos.org/Rio_Ca_Estamos_Nos_Verso_e_Prosa/Numero01.html
2 - http://www.caestamosnos.org/Rio_Ca_Estamos_Nos_Verso_e_Prosa/02.html
Um Haiga
http://www.youtube.com/watch?v=Dxkc_Dq42Jc
Contos  e Crônicas de Benedita Azevedo
http://www.carmovasconcelos-fenix.org/Escritores/Benedita-Azevedo/Benedita-Azevedo-CONTOS.htm
http://www.carmovasconcelos-fenix.org/Escritores/Benedita-Azevedo/Benedita-Azevedo-CRONICAS.htm
Na XIII Bienal Internacional do Rio de Janeiro
http://www.apperj.com.br/app_benedita_azevedo.htm
ENTREVISTAS
http://www.stmt.com.br/benetida.htm
http://www.beneditaazevedo.com/visualizar.php?idt=1650791
http://www.carlosleiteribeiro.caestamosnos.org/Grandes_Entrevistas/Benedita_Azevedo.html
http://www.bloghaikais.com.br/search?q=Benedita+Azevedo
http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=24314&cat=Cartas&vinda=S
AS POESIAS DE BENEDITA AZEVEDO
http://www.carmovasconcelos-fenix.org/Escritores/Benedita-Azevedo/Benedita-Azevedo-POESIA.htm
Aldravianistas em Portugal
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_portugal_2013_dia6.htm
Encontro Brasileiro de Haicai
http://www.kakinet.com/encontro/index.php?t=23fo
Haicai no João do Rio
http://www.joaodorio.com/site/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=52&Itemid=126
Entre os mestres do haicai  - no capítulo: Influências Literárias
http://www.velhosamigos.com.br/Reportart/banzai.html
Veja mais: www.beneditaazevedo.com

 Benedita Silva de Azevedo
Presidente da ACLAM - Academia e Ciências, Letras e Artes de Magé
Coordenadora do Grêmi0 Haicai Sabiá - Magé/RJ 
Coordenadora do Grêmio Haicai Águas de Março/R 

/E-mail:Benedita_azevedo@yahoo.com.br
Benedita Azevedo
Enviado por Benedita Azevedo em 04/03/2009
Alterado em 15/08/2015


Comentários

Tela de Claude Monet
Site do Escritor criado por Recanto das Letras